Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Inquérito
Gostaria de ter Internet wireless gratuita por toda a freguesia?
Excelente Ideia!
Já deveria estar!
Não!
Agenda de Eventos - 10 de Fevereiro de 2019
7ª edição do Festival das Sopas - Provas e Comes do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão
7ª edição do Festival das Sopas – Santo Varão
Data: 13 h
Local: CBM – Santo Varão

7ª edição do Festival das Sopas - Provas e Comes do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão

A 7ª edição do Festival das Sopas - Provas e Comes do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão, no dia 10 de Fevereiro, levou ao Centro Beira Mondego cerca de 220 comensais que se deliciara com as 14 sopas tradicionais apresentadas.

Pedro Santos, coordenador do Rancho Folclórico, mostrou-se “muito satisfeito pelo evento continuar a conquistar a preferência do público” lembrando que o festival “continua a ter como propósito a angariação de fundos para a atividade regular do grupo, pretendendo ser uma forma de preservar a cultura e a história locais”.

Para além das morcelas de fabrico próprio (uma novidade) as pessoas da aldeia, comerciantes locais e de freguesias vizinhas ofereceram sopas para engrandecer ainda mais o festival. É o caso da sopa de papas da matança,” que é feita com a água de encalar as morcelas (água da fervura) e com farinha de milho. É uma espécie de versão salgada das papas de moado e que era preparada na matança do porco, na altura de se fazer as morcelas”.

O executivo da Junta de Freguesia de Santo Varão marcou presença, tendo o seu presidente João Girão salientado que: “Este é um evento já faz parte da programação cultural da freguesia e, por isso, é com muito gosto que constato que continua a ser um sucesso”.

O festival recebeu também a visita do vereador Décio Matias que teceu palavras de reconhecimento e incentivo à formação santovaronense, desejando que o rancho e o CBM “continuem a ser um exemplo de dedicação na defesa das nossas tradições e que prossigam com a sua missão de mostrar o que de melhor existe em Santo Varão e no concelho”.

O cardápio contou com 14 sopas – de castanhas, de feijão vermelho com arroz, da pedra, de nabos com feijão-frade, de feijão-verde, de grão-de-bico, de ervilhas, de peixe, caldo verde, de papa da matança, à lavrador, de chícharos, de nabiças com feijão branco e canja de galinha – apresentadas, complementada com petiscos, doçaria regional e conventual, e o sempre delicioso arroz doce preparado na hora.

 

  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 2.340.757
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal